A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO.

Atualizado: Nov 15



A internet pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes de diversas maneiras, contribui para a descoberta de novos temas e assuntos, contribui na simplificação de pesquisas, na orientação quanto às notícias do cotidiano, para acesso a acervos, aprendizado em outros idiomas, visitas virtuais a museus e palestras, proximidade com outros estudantes que compartilhem de interesses semelhantes, desenvolvimento direcionado a temas que não teriam acesso sem as redes e muitas outras ferramentas que podem ter fator facilitador para a vida de todos. Sendo assim, a internet se torna um grande facilitador! 



Porém, não estamos apenas apresentando uma ferramenta que traz só benefícios, ela também pode trazer uma falsa percepção de liberdade para jovens que utilizam as redes de maneira inadequada, que acreditam em um ambiente online sem regras. Em meio a tanta Informação alguns estudantes muitas vezes utilizam a internet como um "oráculo", um local onde sempre encontrarão " as respostas certas", as inúmeras informações podem estabelecer caminhos que são vazios, pouco produtivos ou até mesmo contra produtivos.

 

"As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas." (MORAN, José Manuel. COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO)


LEITURA OBRIGATÓRIA - MORAN, José Manuel. COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO BAIXE O ARQUIVO ABAIXO


MORAN, José Manuel
. COMO UTILIZAR A INTE
Download COMO UTILIZAR A INTE • 60KB

Para que o aproveitamento da internet seja extremamente produtivo a escola e a família devem apresentar aos educandos os limites que a rede possui. Os educandos poderão navegar com mais responsabilidade quando forem instruídos sobre Marco Civil da Internet, sobre regras que condenam o Cyberbulling e regras que condenam o uso da Web ou Deep Web para atividades ilícitas. Nos dias atuais podemos observar que o conhecimento dos limites para a navegação se faz necessário não só para os estudantes, mas sim para todos os usuários da rede.


Consulte aqui o Marco Civil da Internet.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm





Agora... ...O que você acha de descobrir um pouco mais sobre a Internet e as novas Tecnologias na Educação ??

ACESSE O LINK ABAIXO

QUIZZ TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


51 visualizações

O COLÉGIO

ORGANIZACIONAL

NOTÍCIAS

Rua Indaiá Grande, 2 - Parque do Carmo - SP

CEP: 08275-710

Tel: 2748-6303/2742-7077

  • b-facebook
  • YouTube Basic Black
  • Ícone do App Instagram